Dicas

Versatilidade: o uso e impacto de containers na agricultura

Escrito por WD2 Containers

Se você acompanha os lançamentos do nosso blog, já deve estar acostumado com as inúmeras utilidades de um container. Atualmente, eles vêm ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no mercado consumidor, e você, nosso leitor, pode utilizá-los em seu dia a dia.

Em meio a esse cenário, várias empresas, residências e fazendas estão aproveitando seus benefícios, e uma das áreas com grande potencial é a agricultura. Por mais que pareça estranho, os containers na agricultura são ótimas opções para quem quer comodidade, praticidade e versatilidade.

Então, no post de hoje, mostramos o uso e o impacto que eles causam nesse importante setor da economia brasileira.

Tenha muita atenção em sua leitura e tire todas as suas dúvidas. Confira!

Como os containers estão inovando o mercado?

Por ser uma metodologia de trabalho recente no Brasil, algumas pessoas não sabem como os containers podem ser utilizados em várias áreas e situações.

Como eles, a princípio, sempre foram usados para o transporte marítimo de mercadorias e produtos, após serem inutilizados e abandonados por empresas desse ramo, alguns empreendedores optaram por reutilizá-los.

Dessa forma, com a escassez de mão de obra especializada na construção civil e o aumento da demanda por construções sustentáveis, os containers estão ganhando novos adeptos no mercado.

Nessas horas, existem dois tipos:

  • container marítimo comum: exemplo mais corriqueiro e barato que se pode encontrar no mercado. Feito de aço corten, muito resistente à corrosão, mas com pouca capacidade de isolamento térmico e acústico. Dessa forma, antes de utilizá-lo, leve em consideração esses dois fatores;

  • container refrigerado: utilizado para transportar cargas congeladas, ele possui um sistema de refrigeração próprio. Como consequência disso, é ótimo para proteger sua casa de variações de temperatura e dos barulhos externos. Porém, seu custo ainda é elevado.

Ademais, eles apresentam as seguintes vantagens:

  • obras mais limpas;

  • rapidez na execução das atividades;

  • redução do consumo dos recursos naturais;

  • produto reutilizado;

  • grande durabilidade;

  • alta flexibilidade.

Qual é a importância deles na agricultura?

Com o passar dos anos, os containers estão sendo adaptados e vêm ganhando novas aplicações. Seu principal setor é a construção civil, mas é na agricultura que seu desempenho vem crescendo em grandes escalas.

Com a importância e a expansão do agronegócio na economia brasileira, todas as inovações e estratégias modernas são muito bem-vistas pelos empreendedores dessa área.

Por exemplo, um container, desde que bem preparado e equipado, pode ter uma produção similar a um hectare de terra para alface. Por isso, qualquer pessoa pode ter sua própria produção de verduras e outros vegetais.

Abaixo, citamos algumas de suas principais utilizações:

Mini-Fazenda

O desperdício de alimentos é um grande problema de nossa sociedade. Segundo Dados do Serviço Social do Comércio (Sesc), 10% de tudo que é colhido no Brasil é jogado fora e, durante o transporte e o armazenamento, cerca de 30% também é desperdiçado. A situação é mais grave no varejo e no comércio, já que essas taxas chegam aos incríveis 50%.

Então, para acabar com esse problema, as mini-fazendas estão revolucionando o mercado. Utilizando containers abandonados em portos, elas são dimensionadas e preparadas para o plantio ecologicamente correto e saudável de alimentos orgânicos.

Nessas situações, o ambiente deve ser muito bem preparado. Assim, cria-se um sistema de prateleiras que utilizam a técnica hidropônica — sistema de cultivo caracterizado pela ausência de solo.

Com a iluminação de LED, o monitoramento da temperatura, umidade e pH, o potencial de crescimento das verduras pode superar a produção tradicional em fazendas. Ao utilizar tecnologias inovadoras, também é possível acompanhar esse desenvolvimento em um smartphone de qualquer lugar que você esteja.

Estufas

Cada alimento precisa de condições muito específicas para crescer de maneira saudável. Quando criados em fazendas e estufas comuns, vários fatores podem atrapalhar seu desenvolvimento.

Desse modo, como dito anteriormente, os containers na agricultura permitem a criação de um ambiente adequado e controlado para a produção alimentícia. Assim, é possível superar os problemas gerados pelas mudanças climáticas, sem que a qualidade dos alimentos seja colocada em risco.

Currais

Assim como os vegetais, os animais também são importantes para a alimentação em nossa sociedade. Dessa maneira, graças à mobilidade e praticidade dos containers na agricultura, hoje em dia, é possível criar currais sofisticados e adequados as suas necessidades produtivas.

Celeiros

O armazenamento de alimentos é uma importante etapa da agricultura. Quando ele não é desenvolvido corretamente, o desperdício aumenta e a qualidade dos produtos é reduzida.

Assim, a fim de evitar esses problemas, os containers na agricultura podem ser utilizados como celeiros. Como eles são altamente adaptáveis e, quando contam com um sistema de refrigeração, é possível controlar a umidade e a temperatura em seu interior.

Então, as propriedades químicas e físicas de seus alimentos são garantidas, permitindo que o consumo de um produto sustentável, saudável e rico em nutrientes.

Unidades urbanas agrícolas

À medida que as cidades crescem, a demanda por alimentos naturais acompanha essa tendência. Dessa forma, com o objetivo de alimentar as pessoas, os containers na agricultura são escolhas ideais para a alimentação saudável.

Além do mais, o tempo é um fator muito importante em nossas relações e quanto mais rápida e prática for a produção alimentícia, mais espaço e notoriedade ela ganha no mercado.

Nessas horas, as unidades urbanas agrícolas transformam os containers em ótimos ambientes para a produção de produtos. Assim, os processos são facilitados e é possível montar granjas e sistemas hidropônicos dentro das grandes cidades, sem se esquecer da melhoria das atividades logísticas e da sustentabilidade.

Lembre-se que eles devem ser preparados de acordo com as suas demandas e que o consumo de água é reduzido drasticamente. Ademais, na maioria dos casos, os pesticidas ou fertilizantes não são utilizados.

Consequentemente, a população tem acesso a alimentos saudáveis, com grande qualidade e que preservam os recursos do nosso planeta.

A comodidade e o bem-estar são essenciais para que possamos aproveitar as nossas vidas. Desse modo, para construir uma casa ecologicamente correta, ter estilo e fazer com que sua residência saia do padrão, os containers podem ser utilizadas em várias ocasiões.

Além disso, os containers na agricultura apresentam vários benefícios e trazem a praticidade que você tanto procura. Assim, você consegue equilibrar os conceitos sustentáveis e os desejos de sua família em uma única solução, altamente moderna e tecnológica.

Agora, entre em contato com a nossa empresa e descubra como o nosso atendimento vai solucionar as necessidades da sua família da melhor maneira possível!

Sobre o autor

WD2 Containers

Deixar comentário.