Construção

[Post estendido] Casa container e casas tradicionais: diferenças e semelhanças

Escrito por WD2 Containers

No exterior, o uso de containers na construção de habitações, escolas e unidades comerciais já é bastante comum. No Brasil, a tendência da casa container pronta é relativamente recente, mas vem ganhando cada vez mais adeptos.

Atualmente, ter uma casa container está nos planos de muita gente, especialmente nos de pessoas preocupadas com a sustentabilidade e com o futuro do planeta.

Mesmo assim, o desconhecimento sobre o assunto ainda provoca hesitação em quem pensa em ter uma casa container.

A leitura de nosso post vai ajudar você a se decidir. Acompanhe!

O que é um container?

Provavelmente, você já viu um container, seja na rua ou em portos, seja em imagens na TV, nos jornais ou nas revistas.

O container é um grande envelope usado para o transporte marítimo de mercadorias, uma enorme caixa de metal que faz circular toneladas de produtos entre diversos países por meio de navios cargueiros.

A vida útil de um container para transporte é, em média, de 8 a 10 anos, mas a durabilidade total desse equipamento, com a manutenção adequada, é de cerca de 100 anos. Imagine a situação: em menos de uma década, os containers se empilham nos portos sem uso e sem um destino certo.

Felizmente, arquitetos preocupados com o meio ambiente, como o inglês Nicholas Lacey, começaram a utilizar os containers marítimos na construção civil.

Quais as vantagens da casa container?

Sustentabilidade

Se você quer uma construção ecologicamente correta, em nome da sustentabilidade a casa container vai atender ao que você procura.

Imagine os milhões de containers abandonados nos portos espalhados pelo mundo. Sempre que um deles é aproveitado, cerca de 3 toneladas de aço são reutilizadas, além de uma enorme quantidade de água economizada.

Economia

O uso de containers pode reduzir o preço de sua construção em até 30%, dependendo do projeto e, principalmente, do acabamento escolhido.

Além disso, o preço é fechado na contratação, evitando estouros de orçamento tão comuns na construção de uma casa tradicional.

Praticidade

A praticidade é mais uma vantagem: enquanto uma casa tradicional é construída, a casa container é montada. A montagem pode acontecer em outro local, antes do transporte para o ponto definitivo.

Será uma obra limpa, sem restos de materiais de construção, sem desperdícios, sem descarte de material prejudicial à natureza.

Agilidade

Sua casa container pode ficar pronta em menos de 90 dias. Já a construção de uma casa tradicional pode envolver uma série de imprevistos que leva a atrasos que frustram as expectativas do futuro morador.

Flexibilidade

A construção é modular, possibilitando configurações diferentes e a expansão da casa já pronta. Além disso, você pode até desmontar sua casa e remontar em outro local quando quiser se mudar.

Aproveitamento do espaço

A utilização dos containers pode facilitar o aproveitamento do espaço de um terreno: esse tipo de estrutura foi feita para ser empilhada em portos e, sem qualquer modificação, é possível colocar até 10 unidades empilhadas com acabamento completo ou uma carga de 216 toneladas.

Os containers também podem ser utilizados em balanços com facilidade e, em muitos casos, sem a necessidade de suportes extras para sua sustentação. Dependendo do terreno e do projeto, é possível até mesmo utilizar o container na posição vertical para um aproveitamento ainda melhor do espaço.

Obra mais limpa

Diferentemente de obras de alvenaria, que geram muita sujeira, poeira e entulho, a obra com o container é muito mais limpa.

Como não é preciso construir uma estrutura de concreto ou algo similar, os rejeitos gerados pelo trabalho são bem reduzidos. Além disso, em muitos casos os containers já chegam prontos e com acabamento quase completo no seu destino, reduzindo o entulho para o mínimo possível.

Alta durabilidade

Containers são estruturas extremamente resistentes, criadas para aguentar uma rotina de transporte, cargas pesadas e desgastes constantes. Ainda assim, conseguem durar até 100 anos com os devidos cuidados.

Uma casa container é extremamente durável e projetada para suportar muito mais do que ela provavelmente terá de encarar ao longo da sua vida útil. Além disso, os gastos com sua manutenção serão bem menores do que as de uma casa de alvenaria.

Maior permeabilidade do solo

Na maior parte dos casos não é necessário realizar uma impermeabilização do terreno que vai receber uma casa container, o que faz com que a água das chuvas não seja retida na superfície do solo.

Além de ser mais ecológico, isso reduz a probabilidade de enchentes e outros transtornos causados pela impermeabilização excessiva do solo.

Custos menores com fundação e terraplanagem

Na construção de casas tradicionais, uma boa parte dos recursos da obra é destinada à fundação e terraplanagem do terreno.

Mas, na casa container pronta, esse custo é drasticamente reduzido e, em alguns casos, até mesmo eliminado. Como a estrutura já está montada e se sustenta sozinha, ela pode ser implementada com mais facilidade.

Quais as desvantagens a considerar?

Nem todo terreno comporta uma casa container. O local deve ter acesso para carretas porta-containers e guindastes para o assentamento dos módulos.

Algumas (poucas) prefeituras municipais podem levantar questões quanto à construção. Isso raramente acontece, já que você pode usar o material que quiser em sua casa, então não haverá problemas. É só preparar a documentação conforme as normas da prefeitura.

O projeto requer um arquiteto experiente em casa container pronta e mão de obra qualificada, principalmente para cortes internos, isolamentos acústico e térmico e prevenção de ferrugem. 

A compra do container também deve ser um processo cuidadoso. Nem todos podem ser reaproveitados para a construção civil: se a estrutura era utilizada para o transporte de produtos químicos e biológicos, por exemplo, é improvável que ele possa ser utilizado posteriormente como residência ou escritórios.

A dica é contar com o suporte de especialistas nesse tipo de estrutura que já sabem quais são os melhores containers disponíveis e quais os detalhes que precisam ser levados em conta na hora de comprar um.

De qualquer forma, independentemente do uso, antes de ser reaproveitado o container precisará passar por um tratamento especial.

Desse modo, a fase inicial pode envolver um certo investimento, além da necessidade de encontrar bons fornecedores.

O que diferencia a casa container de uma tradicional?

Basicamente, só o material utilizado. No lugar de concreto, tijolo e cimento, você usará aço revestido.

Você também pode aliar os dois estilos de construção usando containers junto com dry-wall (estruturas internas de gesso, que dispensam argamassa) ou mesmo paredes de alvenaria.

Independentemente da estrutura, é possível organizar o seu lar do jeito que quiser — a escolha de tamanho, comodidades, acabamentos e decoração estará nas suas mãos. 

Uma diferença importante da casa container é o tratamento termoacústico. Como são normalmente feitos de aço, um container é sempre um bom condutor de calor e fraco como isolante acústico.

Portanto, é necessário investir em revestimentos como lã de pet para impedir que o ambiente seja muito quente no verão e muito frio no inverno, além de acondicionar melhor a acústica, caso seja necessário.

Por fim, tenha em mente que uma casa container pode ser bonita e confortável como qualquer outra casa e, ainda, tem a vantagem de ser ecologicamente correta. Optar por uma casa container pronta traz inúmeras vantagens, mas, claro, exige cuidados.

Esperamos que nosso post tenha sido útil. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!

Sobre o autor

WD2 Containers

Deixar comentário.