Construção Dicas

O que é Loft e quais suas vantagens?

Escrito por WD2 Containers

Conforto, funcionalidade e elegância em um espaço compacto e charmoso. Se você está procurando um imóvel com essas características, hoje você vai conhecer um conceito de moradia contemporâneo e arrojado.

Quer saber qual é? Então continue a leitura deste post e descubra o que é Loft e por que ele pode ser uma opção vantajosa na hora de escolher o seu apartamento. 

O que é Loft?

A ideia de Loft surgiu na década de 70, em Nova York, quando alguns antigos galpões e armazéns de edifícios foram reformados e adaptados para servirem como moradia.

Na maioria das vezes, esses imóveis eram ocupados por profissionais liberais, artistas, publicitários e executivos, o que deu a esse tipo de construção um status diferenciado e a ideia de despojamento e modernidade.

Quais as características de um Loft?

Por serem utilizados a princípio como armazéns, esses imóveis não tinham paredes para dividir os ambientes e eram caracterizados por duplo pé direito, janelas grandes a presença de espaçosos elevadores de carga. Também era muito comum terem mezaninos de madeira ou ferro. 

A partir do momento em que foram adaptados para servir de moradia, eles se tornaram uma opção de residência menor, mas muito charmosa. Com o quarto geralmente situado no mezanino e a planta aberta, esse tipo de imóvel permite a criação de espaços integrados e funcionais. 

Atualmente, esse conceito incorporou elementos condizentes com a necessidade dos novos tempos. Além da metragem menor, típica das moradias compactas, os projetos prezam por:

  • sustentabilidade;
  • acessibilidade;
  • design universal;
  • eficiência energética. 

Quais as vantagens de morar em um Loft?

Uma das principais vantagens desse tipo de imóvel é a sua versatilidade e praticidade. São espaços altamente funcionais, onde a falta de divisórias cria uma flexibilidade que permite ao morador dispor do espaço da maneira mais conveniente, de acordo com sua rotina e necessidades.

Além da sensação de liberdade e amplitude proporcionadas pela ausência de paredes, geralmente os lofts possuem janelas enormes, o que faz com que sejam ricos em iluminação natural e tenham uma vista privilegiada do espaço urbano.

Como costumam atrair uma clientela específica, muitos empreendimentos já captaram as necessidades desse público e oferecem um prédio residencial com serviços integrados. 

A planta aberta e a integração de ambientes são também fatores quem trazem imensas possibilidades para a decoração, como veremos no tópico a seguir. 

Como decorar um Loft?

Quando se trata da decoração de um Loft, a verdade é que não há regras específicas, tornando possível executar projetos que se adequam aos mais diferentes estilos, personalidades e necessidades. Portanto, a palavra-chave é versatilidade. 

Por isso, esse tipo de imóvel aceita qualquer proposta. Ele pode se tornar irresistível com cores, peças e um projeto totalmente clássico, mas também pode ficar extremamente charmoso com um estilo mais urbano, industrial, moderno ou minimalista — tudo depende do perfil e do gosto do morador.

No entanto, como se trata de um ambiente integrado, é importante ressaltar a importância de demarcar esses espaços com peças harmônicas, que não “briguem” entre si. É fundamental garantir o equilíbrio e a leveza do projeto. 

Outro elemento importante é a praticidade. Quando a decoração reúne móveis planejados e multifuncionais, eles podem dar aos ambientes uma flexibilidade ímpar, permitindo que eles sirvam a diversos propósitos. 

Como não haverá paredes delimitando o espaço, é importante utilizar alguns elementos para torná-lo confortável e acolhedor. São algumas alternativas para deixar o ambiente aconchegante:

  • agregar plantas e jardins internos ao projeto;
  • inserir feitos de iluminação suave e quente no chão;
  • dispor biombos de tons quentes etc.

E então, o que acha do Loft? Nós amamos essa opção extremamente charmosa! Quer conhecer outras opções de moradias e encontrar uma que seja a sua cara? Então, siga-nos no Facebook e acompanhe dicas imperdíveis e novidades. Nos encontramos por lá! 

Sobre o autor

WD2 Containers

Deixar comentário.