Construção

Exemplos incríveis de casa container: hotel e república de estudantes

Escrito por WD2 Containers

Se você curte modernidade na decoração e gosta de inovação, vai adorar conhecer essa ousadia da arquitetura, tanto no Brasil como em outros países. Os hotéis e repúblicas containers! Esses exemplos de casa container quem apresentam uma forma de construção sustentável, vêm tomando espaço no Brasil.

Começou com a construção de casas container e agora, se você quiser saber como é viver dentro de um, já pode usufruir disso quando for viajar.

Neste artigo mostramos a você exemplos de casa container que chamam a atenção, não só pelo charme e beleza, mas também pela forma revolucionária de construção sustentável e economia. Confira!

Casas comuns cedem espaço para hotéis cheios de charme

Se quiser “mudar os ares” na sua próxima viajem, escolha se hospedar em um hotel container. A Bélgica oferece em seus portos muitos containers.

Geralmente, eles são produzidos na China, após viajarem o mundo e não serem mais uteis para o transporte, são descartados. Daí surge a ideia de um projeto para um hotel construído com containers. Uma forma econômica, rápida e, com certeza, lucrativa.

Um exemplo é o hotel Sleeping Around, situado perto do rio Schelde, na Bélgica. Esse hotel simples, porém, muito bonito e confortável, consiste em quatro containers de vinte pés para cada quarto, um para o salão de refeições e outro para sauna.

Vale a pena conhecer. Além de confortável e moderno, prestigiar esse trabalho que reuniu maneiras econômicas e sustentáveis ao meio ambiente é uma forma de contribuir para fortalecer esses projetos. A boa divulgação vai ajudar a difundir essa ideia em outros lugares.

Aqui no Brasil, temos na Serra Catarinense, mais um dos exemplos de casa container. O “Vila dos Ventos Casa Container” foi construído com intuito de mostrar esse conceito moderno e sustentável, além da agilidade em todo o desenrolar da obra.

No primeiro ano de funcionamento, mais de 1.400 pessoas se hospedaram no hotel, que tinha seis containers de vinte pés e um de quarenta pés, revestidos de lã de PET. As avaliações e comentários dos visitantes foram positivas e surpreendentes por vários motivos: beleza, modernidade, conforto e sustentabilidade.

A França adotou a ideia tanto para hotéis quanto para repúblicas

Além da Bélgica, a França também tem seu o seu lindo hotel “Sens Art Container”. Muito luxuoso, esse hotel não deve absolutamente nada aos outros existentes na cidade luz.

O espaço é muito elegante e conta com uma decoração suntuosa. A ideia é transformar algo que é frequentemente associado a lixo, num ambiente sofisticado e com muito luxo.

Se você deseja se hospedar em um hotel 5 estrelas em Paris, não tenha medo de conhecer o Sens Art Container. O projeto de pouco impacto ambiental, conseguiu reunir todas as qualidades exigíveis de um hotel de requinte.

Londres investiu em hotéis containers nas olimpíadas

Em 2012, mais precisamente de 14 de julho até 15 de agosto, o projeto Snooze Box foi colocado em prática, o que resultou na entrega de 320 quartos completos para todo pessoal da segurança das Olimpíadas.

A montagem dos quartos fica pronta em menos de 48 horas e pode ser desmontado e levado para qualquer evento, em qualquer lugar do mundo. Suas acomodações garantem tudo que um quarto de hotel tem a oferecer, como TV, internet, cofre individual e banheiro.

Eles são versáteis.

A versatilidade de um container é incrível. Mostramos como são feitas as casas convencionais, que contém banheiro, cozinha, sala e dormitórios, porém outra opção para um container é usá-lo apenas como um único cômodo.

Você pode fazer uma cozinha numa área externa da casa, com churrasqueira e outros itens de lazer. Pode construir com um container uma moderna sala de jogos ou, se preferir, sua própria sala de ginástica. As ideias são inúmeras.

Parece diferente, mas, montando o projeto da maneira correta, o empreendimento terá o aspecto de qualquer hotel ou casa comum.

A imagem de um hotel ou república container, além do desenvolvimento sustentável, também traz consigo um símbolo de jovialidade. O que é positivo para outros projetos além destes, como pequenas empresas, por exemplo.

Falando nisso, outra grande vantagem se dá na área comercial. Quando o empreendedor aluga o terreno para a construção de um hotel ou república feito de containers, obtém lucro muito mais rápido do que em uma construção convencional, uma vez que a obra fica pronta em tempo célere.

É feito de material resistente

A resistência do material de fabricação dos containers é outro ponto positivo. A rigidez da grande peça possibilita fazer hotéis de vários andares. Pense bem. Os containers são feitos de aço.

Se os navios empilham, normalmente, uns seis containers um em cima do outro, considerando a tara (peso do próprio container), mais uns 30 mil quilos de carga, é de se imaginar quanta resistência ele possui.

No momento da transformação de um simples e rústico container, para um ambiente agradável e aconchegante, o revestimento deve ter isolamento térmico e acústico. Os materiais usados para esse acabamento geralmente são: drywall, XPS, lã de rocha, lã de PET e OSB.

Já o piso pode ser de Vinílico, laminado ou cerâmica. Comumente usados em casas de alvenaria.

República com containers é a melhor escolha para estudantes

Essa tendência de república para estudantes pode ser novidade aqui no Brasil, porém, em Amsterdã já existe uma cidade universitária inteiramente montada com containers.

No ano de 2005, a cidade teve que construir mais de 1.000 moradias para estudantes universitários e a melhor opção foi o uso de containers que, naquela época, ficavam estocados nos portos.

Foi a ideia mais brilhante que tiveram. A construção das residências foi rápida e reduziu os custos de forma significativa. A república tinha 25 metros quadrados por moradia, com um ambiente espaçoso para os padrões europeus.

O mais interessante em tudo isso é que o projeto, que era para ser temporário, fez um grande sucesso e continuaram fazendo a manutenção do projeto até o ano de 2016. É um ótimo exemplo para que outras cidades que recebem muitos universitários adotem a ideia.

Já o projeto “Cattani Architects” na cidade de “Le Havre”, na França, é uma cidade universitária construída com 100 alojamentos feitos de containers que estavam abandonados. A equipe fez questão de focar no conforto para os estudantes.

Para isso, o prédio que abriga 100 apartamentos de 24 metros quadrados, foi arquitetado para deixar cada unidade independente, mesmo que estejam todas juntas.

Agora que você conhece alguns exemplos de casa container, como hotéis, pousadas e repúblicas, pode escolher ao redor do mundo, onde deseja se hospedar e fazer parte desse empreendimento inovador.

Gostou deste artigo? Fique por dentro de muitos outros assuntos como este assinando nossa newsletter!

Sobre o autor

WD2 Containers

Deixar comentário.