Containers Negócios Personalizados

Escritório container: conheça essa opção para pequenos negócios

Escrito por WD2 Containers

Buscar alternativas para mudar a cara do seu negócio é uma estratégia  especialmente necessária em mercados competitivos ou tempos de crise. Em vez de gastar com alugueis altos ou perder um longo tempo com uma obra tradicional, que tal investir em um escritório container?

Aliando economia, inovação e sustentabilidade, esse tipo de projeto sai do papel e chega ao mercado com muita rapidez. Ainda não tinha pensando em usar um container como parte fundamental na renovação do seu espaço? Leia o post a seguir para entender mais como isso funciona!

O que é um escritório container?

Trata-se de uma solução criativa para alojar diferentes tipos de negócios, como restaurantes, lojas ou mesmo escritórios de advocacia ou arquitetura, por exemplo.

Utiliza-se a estrutura de um container marítimo, que pode ter dimensões variadas, adequando-o às necessidades de cada empreendimento. Com isso, é possível fugir dos altos preços dos alugueis além de agilizar todo o processo de estabelecimento de um novo negócio.

Embora, no Brasil, ainda seja relativamente uma novidade, no resto do mundo esse estilo arquitetônico é amplamente utilizado — e com sucesso. A partir de 15 m² já é possível criar um escritório container, o que é uma ótima alternativa para pequenos negócios.

Os projetos são personalizados de acordo com os desejos de cada cliente e contam com fatores que garantem conforto aos ambientes, como revestimentos térmicos e acústicos. Há ainda detalhes importantes como as instalações elétricas, hidráulicas e divisórias que deixam o container pronto para ser decorado e utilizado para diversos fins.

Quais são as vantagens de fazer um investimento como esse?

Antes de fazer qualquer investimento é preciso avaliar várias alternativas para que o nosso plano de negócios saia do papel da melhor maneira possível, não é mesmo? E para facilitar a análise do custo-benefício de investir em um container para abrir o seu negócio, confira a seguir algumas de suas principais vantagens.

Customização

Não pense na estrutura do container “crua” como estamos acostumados a ver nos portos e navios de cargas. A possibilidade de personalizá-los faz toda a diferença para que traduzam o tipo do negócio e atraiam clientes.

Inclusive, há muitas pessoas apostando na ideia para servir até mesmo como uma residência fixa ou temporária. Depois de tudo pronto, você vai até se esquecer de que está dentro de um equipamento de transporte de carga.

Mobilidade

Se você é adepto ao nomadismo, o container pode ser uma boa solução. A possibilidade de mover seu empreendimento é atrativa e possibilita que você passe temporadas em locais distintos sem gastar com alugueis, estrutura, documentação etc.

É o que fazem muitas marcas que levam suas lojas ou restaurantes, por exemplo, para acompanhar eventos importantes como semanas de moda, festivais de música, entre outros.

Comunicação visual

Não dá para negar que o container, por si só, já costuma chamar a atenção do público. Por ser uma solução inovadora tende a gerar a curiosidade das pessoas que estão a sua volta. Aliado a um design criativo, não há como a sua comunicação visual ser melhor e mais atrativa!

Praticidade

A maioria das pessoas sabe que obra e dor de cabeça são praticamente inseparáveis. Os desafios e as preocupações são muitos, como legislação, mão de obra, preparação do terreno, materiais, prazos

Tantos detalhes que atrasos, imprevistos e surpresas desagradáveis costumam ser comuns. Por isso, fugir do tradicional e procurar uma solução mais prática, rápida e flexível para abrir o seu negócio pode valer muito a pena.

Economia

Já parou para pesquisar quanto custa construir um espaço ou mesmo fazer uma reforma? Ou então, já procurou saber o preço dos alugueis em locais estratégicos como shoppings e grandes avenidas?

É claro que reciclar um container e deixá-lo com a cara do seu negócio também envolve gastos, mas normalmente requer investimentos mais baixos. Então, pode ser ideal para quem está começando ou quer economizar um pouco.

Sustentabilidade

Felizmente, as ideias sustentáveis têm conquistado espaço e importância em todas as áreas. Aproveitar um container é uma ótima maneira de evitar o seu descarte, reutilizando-o de forma útil e diminuindo o impacto ambiental de uma obra tradicional.

Que tipos de negócios é possível fazer em um container?

Depende apenas do dono do negócio vislumbrar a possibilidade de oferecer seus serviços em um espaço reduzido, mas que ainda assim consiga atender bem o seu público.

No Brasil e no mundo existem diversos casos interessantes, inclusive de grandes empresas que começaram em um container, ou mesmo de marcas famosas que investem no conceito. Veja a seguir alguns exemplos.

Lojas em geral

Já que para vender é preciso chegar onde o seu público está, diversas lojas abusam da praticidade do container para levar seus produtos até locais mais inusitados, como praias ou festivais.

É uma forma de marcar presença em espaços e eventos relevantes não só para reforçar o marketing da empresa, mas para lucrar de fato vendendo peças. A Lacoste, por exemplo, já levou sua pop-up store em um container pelos Estado Unidos — o projeto Lacoste L!VE esteve presente inclusive no Coachella, um dos maiores festivais de música e arte do mundo.

Restaurantes e bares

Outra opção é utilizar o espaço para o segmento de alimentos e bebidas: restaurantes, bares, cafeterias, lanchonetes e minimercados estão entre as opções.

Há diversos nichos que podem ser explorados para diversificar e atrair clientes. É o que acontece com os festivais de foodtrucks, que podem acontecer da mesma forma reunindo containers. Alguns dos modelos mais comuns são relacionados à comida natural, cervejas artesanais, hamburguerias ou comidas típicas de uma região.

Escritórios para profissionais liberais

O recurso também é muito utilizado para viabilizar um espaço de baixo custo para que um profissional liberal — ou um grupo deles — possa atender seus clientes. Como exemplo temos os engenheiros, arquitetos, contadores, advogados, consultores e representantes comerciais.

Prestadores de serviços rápidos

Locais estratégicos e com alta circulação de pessoas merecem empreendimentos voltados para a prestação de serviços rápidos e necessários na correria do dia a dia. E nada melhor do que projetar um container para atender essa necessidade. 

É o que acontece com as barbearias, cabeleireiros, manicures, pequenos consertos ou pet shops. Na França, criaram até um espaço que as pessoas podem alugar por curtos períodos para fazer uma reunião, relaxar ou até tirar uma soneca — ele foi chamado de “ZZZ”.

Enfim, deu para perceber como montar um negócio em um container é uma estratégia versátil? Além disso, é uma solução que consegue combinar vários benefícios de forma moderna e sustentável! 

E aí, gostou de conhecer melhor a opção do escritório container? Para continuar por dentro de outras novidades sobre o assunto, siga a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas publicações.

 

Sobre o autor

WD2 Containers

Deixar comentário.