Dicas

Descubra como fugir do padrão e construir casas diferentes

Escrito por WD2 Containers

Com as novidades tecnológicas da construção civil, casas diferentes surgem para inspirar ou até mesmo servir como referências diretas para quem deseja construir uma moradia.

Pensar em casa própria é pensar na realização de sonhos. Quando alguém está planejando a construção de seu lar, uma infinidade de emoções passa a fazer parte de seu cotidiano. A expectativa de realizar todos os desejos que tem para aquele local, o medo de que os custos da obra ultrapassem os limites disponíveis, a ansiedade para que a construção seja concluída dentro do prazo, tudo isso se mistura e costuma não sair da cabeça.

Se você está passando por esse momento tão importante, continue lendo este artigo para conhecer algumas maneiras de construir casas inovadoras e que fogem do padrão das construções tradicionais!

Construções incomuns

É provável que ao pensar na obra de uma casa, você visualize pilhas de tijolos e sacos de cimento. Esses materiais são os mais comumente utilizados quando o objetivo é a construção de uma edificação — respeitando as variações que podem ocorrer devido à cultura local e possibilidades financeiras.

Porém, assim como todas as áreas de serviços costumam se renovar para melhor atender aos consumidores, a área da construção civil não fica atrás. Novos estilos de projetos, materiais inovadores, diminuição do tempo de trabalho e dos custos são alguns dos diferenciais que vêm sendo oferecidos por esse mercado.

Vamos conhecer agora algumas dessas inovações!

Casas feitas de material reciclado

Seguindo a tendência — e necessidade — mundial de reaproveitamento de materiais, algumas casas estão sendo construídas com diversos tipos de material reciclado. Mesas de madeira servem como estruturas para a montagem de janelas e portas, por exemplo.

Também é possível estruturar toda uma residência com madeira recuperada e tratada, prezando pelo bom cuidado da mesma para evitar o surgimento de fungos ou pragas que possam ameaçar a segurança do local. Esse tipo de projeto costuma ter o custo reduzido em comparação às montagens tradicionais.

Construções feitas com containers

Esse tipo de habitação já faz sucesso em diversos países da Europa — servindo como hotéis e repúblicas em algumas cidades do continente — e a tendência é de que conquiste cada vez mais espaço no mercado imobiliário brasileiro.

As casas feitas com containers são diferentes das construções tradicionais, mas também apresentam algumas semelhanças, o que acaba aumentando a aceitação desse material e até mesmo atraindo cada vez mais consumidores — principalmente por toda a inovação e modernidade transmitidas por ele.

É possível encontrar no mercado containers usados que são reformados e acabam oferecendo um bom custo-benefício, além de serem ecologicamente mais corretos quando comparados aos materiais utilizados nas construções tradicionais.

Casas pré-fabricadas

Outro tipo de construção que veio para facilitar e agilizar as obras residenciais, as casas pré-fabricadas são feitas com a junção de elementos que já chegam prontos da fábrica. São módulos de paredes, que podem ter janelas e portas e são montados diretamente no terreno.

Mesmo que as partes da edificação sejam fabricadas previamente, as possibilidades nesse tipo de construção são diversas. O projeto vai depender apenas das limitações financeiras e do tamanho do terreno disponível para a montagem.

Outros tipos de construção

Além das formas citadas acima, também é possível construir uma casa de maneira mais artesanal e econômica. Um tipo de criação de edificações que segue essas condições e que vem ganhando espaço é a utilização de sacos de terra empilhados para a estruturação da habitação.

Existem até vídeos e tutoriais que mostram todo o processo de montagem desse tipo de residência, que consiste em, basicamente, preparar a fundação no terreno com cimento e, a partir disso, começar a empilhar os sacos cheios de terra intercalando cada camada com arame farpado — que vai ajudar a deixar toda a estrutura presa e segura.

Depois de montar a estrutura das paredes, a finalização pode ser feita com reboco, como nas casas tradicionais, e depois recebem a pintura para completar o acabamento do projeto.

Casas diferentes com formatos inovadores

Não somente os materiais diferentes são destaques nas construções modernas, os formatos das casas também estão sendo explorados como forma de diferenciação e inovação.

As casas feitas em containers, por exemplo, já trazem esse diferencial pelas formas retas e padronizadas desse objeto, que é retangular e apresenta pouca variedade de tamanhos. O interessante é que, por serem módulos não muito grandes, a composição de uma moradia com esse material pode ocupar desde terrenos maiores até lotes pequenos.

Fugindo das linhas simples e retas das casas containers, também podemos citar as construções com formatos arredondados, que apresentam portas semicirculares e janelas redondas, e têm o teto em cúpula. Esses tipos de construção combinam bastante com ambientes rurais, e podem ser feitas tanto com uma estética natural com materiais terrosos, quanto com estruturas metálicas e vidro, o que confere uma aparência extremamente moderna para a moradia.

Saindo completamente dos padrões, há poucos anos foi desenvolvido um projeto de residência no México que possuía formato de pirâmide, com quatro andares e visual bastante futurista. É interessante imaginar quais serão os limites da criatividade nessa área, que só vem crescendo juntamente com o aumento das descobertas tecnológicas para esse mercado.

As vantagens de uma construção moderna

Existem vantagens bastante relevantes quando a construção é moderna. Como foi citado em alguns exemplos, os custos reduzidos acabam sendo atraentes e é fator decisivo para a maioria que decide seguir essa linha de edificação. Outra vantagem importante é a redução do tempo de obra, que pode durar entre 30 a 90 dias quando são usados os containers, por exemplo.

Outra possível vantagem é aproveitar a redução dos custos para investir na instalação de painéis de captação de energia solar, o que vai proporcionar a redução dos gastos com conta de luz. No geral, as construções modernas já são pensadas com uma maior preocupação ambiental, seguindo parâmetros de sustentabilidade — o que representa uma vantagem não apenas para quem contrata esse tipo de serviço, mas para toda a sociedade.

Gostou de conhecer algumas possibilidades de como fugir do padrão e construir casas diferentes? As inovações tecnológicas no setor da construção civil surgem para oferecer melhorias e facilitar a vida de quem deseja realizar a construção de seu lar, então é sempre importante estar atento a essas novidades.

Leia também sobre construções sustentáveis e fique por dentro desse assunto tão atual e que tem ganhado bastante espaço no mercado imobiliário!

Sobre o autor

WD2 Containers

Deixar comentário.