Negócios

Container oficina: entenda suas vantagens

Escrito por WD2 Containers

No cenário atual, em que as pessoas estão demorando cada vez mais para trocar de automóvel ou, se o fazem, investem na compra de modelos usados em vez de novos, as oficinas mecânicas têm trabalhado com capacidade máxima para dar conta de todos os pedidos de manutenções, funilarias, entre outros.

Para pegar carona nessa boa fase, sem perder tempo com construções demoradas e onerosas, vale a pena considerar o modelo de negócio no formato de container oficina. Se você tem interesse em empreender nesse setor, conheça suas vantagens e prepare-se para atender a uma clientela exigente, sempre em busca do melhor custo/benefício! Continue a leitura!

O que é uma container oficina?

Um container é um envelope feito de material resistente, originalmente destinado ao transporte de cargas e que, uma vez adaptado, torna-se adequado a diferentes funções — como servir de espaço para uma container oficina.

Ela pode ser, por exemplo, uma oficina mecânica automobilística, desde que instalada em algum ponto comercial autorizado pela Lei de Zoneamento do Município, visto que gera resíduos contaminantes.

Também é possível que seja uma oficina interna a uma fábrica, utilizada para fazer reparos em maquinários; uma oficina instalada em um canteiro de obras, para dar suporte aos equipamentos usados na construção de grandes empreendimentos e servir de depósito de materiais etc.

De que maneira montá-la?

Para que um container se transforme em uma oficina funcional e bem equipada, é preciso fazer uma série de adaptações. Nesse caso, deve-se procurar uma empresa especializada.

No caso de uma oficina mecânica de serviços automotivos rápidos, por exemplo, é preciso instalar um elevador de veículos, bem como recipientes para a correta coleta, armazenamento e posterior descarte do óleo. Já para uma oficina destinada à funilaria e estética automotiva, é necessário instalar uma cabine de pintura.

Independentemente do tipo de negócio oferecido, deve-se providenciar balcões amplos; pisos antiderrapantes e de alta resistência; boas condições de luminosidade e ventilação; climatização (com a instalação de ar-condicionado, se necessário) etc.

Quais são suas vantagens?

A principal vantagem de uma container oficina frente à uma oficina tradicional encontra-se no custo/benefício. Veja os fatores responsáveis por torná-la tão viável:

Baixo investimento

A vantagem mais imediata está ligada ao custo da construção. Em média, o valor do metro quadrado em um container modificado para uso comercial ou residencial sai 30% abaixo do estimado para uma construção semelhante em alvenaria.

Rapidez na execução

Em uma obra seca, a execução do projeto é muito mais rápida (leva de um a três meses) e as estruturas personalizadas já chegam praticamente prontas ao terreno, o que evita o desperdício de materiais de construção e gera pouquíssimo entulho.

Dessa forma, nem o orçamento nem o prazo para a entrega da obra correm o risco de serem estourados — o que é muito comum em uma construção de alvenaria.

Mobilidade

No caso das oficinas, é possível transportá-las para outros endereços sempre que necessário. Assim, o empresário não é “obrigado” a ficar em um ponto que não seja mais satisfatório, apenas para evitar o desperdício de tempo com a mudança e com a instalação em novo galpão, ou manter a oficina de peças quando a obra em que estava instalada para manutenção de ferramentas e equipamento for entregue.

Além de ser um compartimento resistente ao transporte, a facilidade na passagem e manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, bem como de sistemas de ar-condicionado, gás e até circuitos de segurança, entre outros, facilitam a mobilidade.

Essa característica também é particularmente interessante em fábricas, nas quais os galpões destinados às oficinas, muitas vezes, têm de ser realocados dentro da planta industrial.

O mesmo vale para empreendimentos imobiliários e grandes obras, públicas ou privadas, em geral. Uma container oficina pode armazenar materiais de construção, acessórios, ferramentas e equipamentos, além de servir de base para a realização de reparos diversos, deslocando-se conforme o desenvolvimento do projeto civil.

Capacidade de expansão

Os modelos de containers existentes no País seguem a regulamentação da International Standards Organization (ISO), fiscalizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Por serem modulares, quando transformados em espaços comerciais, os containers podem ser encaixados e personalizados à medida em que a expansão do negócio exigir. Pode-se acoplar lateralmente, de maneira sobreposta etc.

Conveniência para os clientes

Com a rotina corrida e toda a dificuldade existente nos deslocamentos urbanos, por conta dos congestionamentos, falta de segurança urbana, entre outros problemas, as pessoas têm dado preferência a serviços que lhes poupem tempo.

Nesse cenário, o cliente até se dispõe a pagar mais, graças à conveniência de não ter de se deslocar para longe do seu caminho. Por isso, postos de combustíveis, estacionamentos de supermercados e centros comerciais são bons locais para instalar um container oficina.

Note que, neles, é cada vez mais comum encontrar hamburguerias e cervejarias, entre outras opções gastronômicas, instaladas em containers. Poder fazer um lanchinho enquanto aguarda o serviço também é algo apreciado pelos clientes.

Estética industrial atrativa

O apelo industrial de um container combina com o tipo de serviço prestado em uma oficina. O design diferenciado e de bom gosto, diferente das oficinas de antigamente, atrai, inclusive, o público feminino — o qual não se sente desconfortável.

Se instalada em um endereço que reúna outros estabelecimentos, de modo que os clientes possam realizar outras tarefas enquanto aguardam a conclusão do serviço, a chance de conquistar e fidelizar a clientela é ainda maior.

Potencial de crescimento do negócio

Por ser um negócio em sintonia com a demanda por conveniência, no caso da oficina mecânica automobilística, especificamente, também é interessante oferecer alguns serviços que vão de encontro ao cliente.

Após o bom atendimento prestado na container oficina, aproveite a relação de confiança construída com o consumidor e conte-lhe sobre a possibilidade de prestar atendimento por delivery, caso necessite de algum reparo mais simples.

Outro diferencial é buscar e devolver o automóvel na casa dos clientes. Desta forma, eles se sentem mais satisfeitos e o faturamento da empresa só tende a aumentar.

Como mostrado, atender a uma demanda existente, por meio de um serviço diferenciado e sempre buscando inovar, permite ultrapassar a concorrência e conquistar a preferência do cliente.

Se você já trabalha ou pretende trabalhar com oficinas e quer saber mais sobre como montar uma container oficina, entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudá-lo a realizar seu plano de negócio!

Sobre o autor

WD2 Containers

Deixar comentário.