Dicas

Container marítimo: conheça suas vantagens e 10 formas de uso

Escrito por WD2 Containers

Inúmeros mitos rondam as construções com container marítimo. Algumas pessoas acreditam que edifícios feitos dessa forma são ineficientes, já outras creem que construir com container é muito caro.

Neste artigo, você não só vai desmistificar esse tipo de pensamento como também entenderá um pouco mais sobre as vantagens de se construir com container, além de ver 10 formas de utilizá-lo nas construções. Confira!

Quais as recomendações e vantagens do container marítimo?

Containers marítimos são indicados para pessoas que buscam rapidez na execução da obra, melhor custo, durabilidade, desenvolvimento sustentável e mobilidade. Com certeza é o seu caso, não é mesmo?

Economia de tempo

Para se ter uma ideia, as obras executadas com containers costumam demorar de 60 a 90 dias para ficarem prontas. Isso porque poupam tempo em fases que usualmente demoram um pouco mais, como a terraplanagem e as fundações.

Também se economiza tempo por não haver necessidade de levantar alvenarias. Evita-se, assim, o desperdício de recursos preciosos, como areia, cimento, água, tijolos, ferro, entre outros. Com tudo isso, construir com container também pode fazer com que sua obra tenha um custo entre 20% e 40% mais baixo do que o de uma construção tradicional.

Durabilidade

Outra vantagem é a durabilidade do material com que os containers são produzidos. Ele foi projetado para resistir às intempéries e a cargas muito pesadas durante o transporte de mercadorias nos navios cargueiros.

Como se trata de uma estrutura projetada para ser empilhada durante o transporte, capaz de suportar até 25 toneladas, o container é ideal para o uso em construções modulares. Isso facilita bastante na hora de modificar a planta original, viabilizando futuras ampliações na edificação.

Também é possível realizar sua montagem e desmontagem sem grandes problemas, conforme as necessidades de cada projeto. Portanto, o container é um ótimo material para edifícios que precisam de mobilidade e flexibilidade em sua configuração.

Em geral, os containers marítimos podem durar até 100 anos, porém a vida útil aproximada para o transporte de carga pelo mercado náutico varia de 8 a 20 anos. No restante do tempo, o container fica inutilizado, ocupando espaço nos portos ou em depósitos.

Assim, aproveitar esses containers na construção civil também é um grande passo para o desenvolvimento sustentável. Trata-se da reutilização de um material de grande potencial e valor.

Sustentabilidade

Por falar em sustentabilidade, construções com container geram muito menos resíduos e entulhos do que as tradicionais. Isso porque a preparação da estrutura geralmente ocorre na fábrica e/ou in loco, com a utilização de mão de obra especializada (que, em geral, toma mais cuidado com o aproveitamento dos materiais empregados).

Construções desse tipo dispensam, ainda, o canteiro de obras. Além disso, o aspecto moderno e robusto do container é um diferencial que muitas pessoas buscam em seus edifícios.

Quais as formas de utilizar o container marítimo na construção?

Containers marítimos são muito versáteis e podem ser utilizados para construir imóveis com finalidades diversas, de acordo com as necessidades de cada cliente e projeto arquitetônico. Citamos, a seguir, 10 formas de uso:

1. Casas

Projetos de casas feitos com container são muito versáteis. Há a possibilidade de construir moradias pequenas, médias e grandes, bem como casas térreas e sobrados.

Os moradores conseguem escolher todos os acabamentos internos, podendo, também, assumir o piso original de compensado naval, que é bonito e resistente.

2. Piscinas

Containers são resistentes e conseguem aguentar grandes cargas. Dessa maneira, podem suportar muitos litros de água em seu interior, sendo excelentes para a construção de piscinas e tanques.

3. Escritórios

Um escritório construído com container tem um aspecto moderno e de grande impacto para atrair clientes em potencial. Estabelecimentos a partir de 15m² são ideais para o uso do material.

4. Lojas

Algumas das principais marcas do mundo já utilizam containers no projeto arquitetônico de suas lojas conceito, passando a seus clientes valores como sustentabilidade e modernidade.

O projeto costuma ser minimalista e extremamente eficiente para instalações temporárias ou móveis, podendo, também, ser utilizado para estabelecimentos fixos. As principais vantagens são o tempo de execução reduzido e os custos baixos.

5. Hotéis

Hotéis construídos com container têm, como benefícios, a modulação e a rapidez no funcionamento de suas atividades. Assim, evita-se a perda de dinheiro por parte do proprietário.

As acomodações costumam ser mais simples e menos turísticas do que as de um estabelecimento feito de alvenaria, mas é possível aumentar o valor agregado com um projeto arquitetônico diferenciado e sustentável. Tal iniciativa costuma chamar atenção para o padrão executivo.

6. Stands de vendas

Stands de vendas precisam ficar prontos em tempo reduzido e, também, ser desmontados imediatamente após a finalização de seu período de atividades. O container marítimo consegue cumprir essas tarefas com eficiência.

7. Guaritas/recepções

Containers são muito práticos para o uso em guaritas ou recepções. Eles costumam chegar prontos ao local e já têm banheiro embutido para os funcionários.

Um único container é capaz de abrigar, sozinho, essas atividades com muita eficiência, poupando tempo e dinheiro para instalação. Além disso, a mobilidade é interessante nesse caso, principalmente se estivermos falando de recepções de eventos temporários.

8. Lanchonetes/restaurantes

Estabelecimentos comerciais que vendem alimentos costumam se apropriar do container para produzir uma identidade visual interessante e atrativa a seus clientes. Alguns podem, inclusive, aproveitar as vantagens de um container refrigerado para o armazenamento de produtos perecíveis.

9. Escolas

Escolas costumam ser ambientes que precisam de grande flexibilidade em sua planta-baixa, necessitando, muitas vezes, de ampliações para receber uma maior quantidade de alunos. E o container tem a vantagem da rapidez na construção, permitindo que o edifício comece a operar em poucas semanas.

No Chile, por exemplo, o reduzido tempo de obra foi fundamental para a reconstrução de escolas destruídas por tsunamis. Foram feitas parcerias com universidades locais para a realização dos projetos arquitetônicos.

10. Almoxarifados/depósitos

Containers já são, normalmente, empregados no armazenamento e no transporte de materiais. Portanto, utilizá-los como almoxarifados ou depósitos é uma excelente ideia, já que são feitos a partir de um material com grande durabilidade e resistência.

Gostou deste conteúdo? Tem interesse em construir com container marítimo? Então, entre em contato conosco agora mesmo. Temos profissionais qualificados para solucionar suas dúvidas e atender a todas as suas necessidades!

Sobre o autor

WD2 Containers

Deixar comentário.