Dicas

Como escolher a melhor localização para comprar o imóvel?

Escrito por WD2 Containers

Investir no mercado imobiliário é sempre uma boa ideia, pois esse é um setor que normalmente se valoriza e passa melhor por períodos nos quais a conjuntura econômica não está tão favorável. Diante desse contexto, aprender como escolher a localização do imóvel que se quer comprar é muito importante.

Existem diversos fatores que precisam ser considerados e muitos deles não são adequadamente conhecidos pelo público em geral. Com um olhar atento, um pouco de paciência e essas informações, você pode conseguir boas oportunidades. Leia o conteúdo a seguir e conheça um pouco mais sobre esse tema:

Analise as vias de acesso

Um dos fatores mais importantes para escolher a melhor localização para comprar o imóvel é analisar as vias de acesso. Sabemos que o trânsito urbano é um dos maiores problemas das grandes cidades brasileiras, que vivem envoltas em congestionamentos, e você precisa considerar isso antes de adquirir uma propriedade.

Pondere sobre a facilidade ou dificuldade de deslocamento da sua futura casa para outras localidades relevantes do município e para os seus pontos de interesse. Mesmo que você prefira andar de carro, considere também se o bairro conta com pontos de ônibus e estações de trem ou metrô, pois isso reduz as chances de engarrafamentos.

Observe a presença de desníveis

A presença de desníveis é muito importante na aquisição de qualquer imóvel, sobretudo se você deseja investir em um terreno para construir depois. Embora esse fator não chegue a ser impeditivo para que você levante uma casa ou um pequeno edifício, por exemplo, é um atributo que certamente encarece e dificulta a obra.

Um lote pode ser plano, estar em aclive ou em declive. Quando existem essas inclinações, fica imprescindível contar com estruturas de contenção como um muro de arrimo e de drenagem. Por outro lado, essa característica pode abaixar o preço e fazer com que você consiga uma negociação mais vantajosa na compra.

Valorize as áreas de lazer

Outro ponto que você não pode deixar de considerar na hora de escolher a melhor localização para comprar o seu imóvel é a presença ou a ausência de áreas de lazer. Em dias nos quais as pessoas estão em busca de mais qualidade de vida, esse é um tremendo diferencial para que o seu patrimônio se valorize a médio ou longo prazo.

É interessante, por exemplo, que o espaço interno do condomínio disponibilize para os moradores algumas facilidades como salões de festas, piscinas, quadra de esportes, saunas, varandas gourmet e espaços verdes. Para quem não abre mão da saúde física e do seu bem-estar, uma academia de ginástica também é muito importante.

Confira a posição do sol

Na hora de comprar uma casa, um apartamento ou um lote, é indispensável que você veja onde o sol nasce e, sobretudo, a forma pelo qual os raios solares incidem no local. Essa característica tem uma forte influência na hora de uma revenda, por exemplo, e faz com que a unidade seja mais ou menos fresca, de acordo com a sua posição.

A preferência do mercado é por propriedades que recebam o sol da manhã, que costuma dar uma sensação mais agradável. Analise também a presença de algum prédio alto que possa fazer sombra no terreno. Outros itens relacionados ao clima, como a ventilação, também merecem uma análise atenciosa.

Conheça a sua futura vizinhança

A vizinhança também faz parte de um imóvel e você precisa conhecê-la muito bem antes de assinar o contrato de compra. Tire um ou mais dias para ir até o local especificamente com o intuito de conversar com as pessoas e conseguir informações relevantes sobre a área e o estilo de vida que os moradores levam por ali.

Indague sobre questões que sejam relevantes para você, como por exemplo a realização de festas na rua ou a movimentação nos finais de semana. Veja se há policiamento ostensivo e fique atento a possível reclamações ou demandas. Aproveite também para observar se os habitantes têm um perfil parecido com o seu.

Cheque a estrutura de comércio e serviços

Além dos vizinhos, você também precisa analisar se a região tem condições de atender às suas expectativas e anseios, bem como às demandas da sua família. Comece observando se os serviços básicos são adequadamente prestados sem interrupções, especialmente energia, água, gás, telefone, internet, entre outros.

Sobre o comércio local, vários fatores são importantes. Pondere se o bairro proporciona esses itens nas proximidades ou se você vai precisar pegar o carro para tudo. Atenção especial para supermercados, farmácias, padarias, academias de ginástica, lavanderias, restaurantes, lojas de conveniência, bancos e outros pontos do gênero.

Avalie toda a documentação

Para escolher a melhor localização para comprar o imóvel você não pode deixar de analisar a documentação. Verifique se não há nenhum problema com a prefeitura, observando o Registro de Imóveis e a Escritura, que são emitidas pelo cartório local e assegura que toda a situação está regular.

Também é importante pedir as certidões cíveis, de protesto, de execuções fiscais e de ações federais do dono e, se for o caso, do cônjuge. Essa papelada indica se existem ações contra o proprietário que envolvam a unidade a ser vendida. Não deixe de fazer isso, pois é uma atitude que pode evitar muitas dores de cabeça no futuro.

Examine os níveis de segurança

Por fim, outro dos grandes problemas que os maiores centros urbanos brasileiros enfrentam é a criminalidade e você não pode deixar de verificar esse fator na hora de escolher a localização do imóvel. Nesse contexto, a internet pode ser uma poderosa aliada e você pode usar a rede para buscar dados sobre crimes como roubos e furtos.

Outra forma de obter informações é com os moderadores, síndicos e porteiros. Eles conhecem os detalhes da área e podem opinar sobre s benefícios de morar ali e sobre a ação da polícia e de vigilâncias particulares. Fique atento também com a iluminação e com a movimentação nas vias durantes as noites e nos finais de semana.

Seguindo essas dicas, você evitará possíveis dores de cabeça ao concluir a compra, garantindo sossego para sua estadia no novo lar.

E agora, pronto para escolher a localização do imóvel? Gostou do conteúdo? Então siga nosso perfil em suas redes sociais!

Sobre o autor

WD2 Containers

Deixar comentário.