Dicas

Afinal, o que é desenvolvimento sustentável?

Escrito por WD2 Containers

Mesmo sendo para o bem comum, tudo o que exige uma mudança de atitude se depara com resistências até que seja compreendido e aceito. Esse é o caso do desenvolvimento sustentável, conceito que permite às empresas crescerem mais e de maneira constante e às pessoas a viverem com conforto, praticidade e sem abrir mão das facilidades do dia a dia.

Para conhecer as tendências, possibilidades de aplicação e principais benefícios deste estilo de vida, acompanhe este post!

Por que o desenvolvimento sustentável é importante?

Quando medidas em prol da sustentabilidade são colocadas em prática, garante-se a qualidade de vida das gerações futuras — sem comprometer as demandas da geração atual ­— por meio da preservação dos recursos naturais.

Finitos, esses recursos são imprescindíveis não somente para o bem-estar humano e a existência de todos os ecossistemas da Terra, mas também para viabilizar o crescimento econômico.

Veja quatro pontos que elucidam, na prática, a benéfica vocação do desenvolvimento sustentável:

1. Melhora da imagem empresarial

Ter e exercer valores ecológica e socialmente corretos agrada a opinião pública, colocando as empresas preocupadas com o desenvolvimento consciente no topo das preferências dos consumidores — o que reflete, positivamente, nas vendas.

Ao mesmo tempo, a postura sustentável faz com que os colaboradores se sintam orgulhosos e satisfeitos, levando-os a trabalhar com mais empenho e a produzir mais.

2. Redução de custos e desperdícios

Qualidade em vez de quantidade: é assim que se dão as escolhas dos insumos necessários ao dia a dia de uma empresa sustentável.

Por meio de soluções que possibilitam a economia de energia e o reaproveitamento da água, diminuem-se os desperdícios e os gastos. Ao mesmo tempo, existe uma cultura organizacional em prol do fim dos copos descartáveis, impressões desnecessárias etc.

3. Diminuição da degradação ambiental

Ao impactar o mínimo no meio ambiente, valendo-se de fontes de energia renováveis; reuso das águas cinzas; combate ao desmatamento; investimento no reflorestamento; incentivo à reciclagem e coleta seletiva; dentre outras práticas, as empresas diminuem a degradação ambiental.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o uso consciente dos recursos naturais ajuda a combater as mudanças climáticas e preservar a camada de ozônio, prevenindo a ocorrência de desastres ambientais como secas, cheias, dentre outros fenômenos naturais.

4. Impacto positivo na saúde da população

Investir na promoção da saúde, como consequência do desenvolvimento sustentável, é infinitamente mais barato do que arcar com os onerosos gastos para tratar doenças.

A prevalência de alimentos frescos e de cultivo local, em vez dos industrializados, por exemplo, melhora a saúde das pessoas e ainda impacta na redução do lixo.

A menor poluição, graças à diminuição da emissão de componentes químicos nocivos ao meio ambiente, por sua vez, reflete na redução das doenças respiratórias.

Como tirar proveito do conceito no dia a dia?

O desenvolvimento sustentável parte da premissa da redução do uso de matérias-primas, respectivos desperdícios e geração de lixo e do aumento do reaproveitamento e da reciclagem.

O emprego de containers marítimos na construção civil — tanto para uso residencial como comercial — é um bom exemplo de como a sustentabilidade pode ser aplicada de forma prática.

Vale destacar que a solução atende aos desejos e necessidades do cliente, seguindo especificações que garantem a eficiência energética e hídrica do módulo, bem como seu conforto termoacústico.

Além disso, este tipo de construção sustentável respeita o orçamento pré-definido, pois não há os tão comuns imprevistos nas obras, e permite a entrega dentro do prazo estabelecido em contrato.

Agora que você conhece os benefícios do desenvolvimento sustentável, assuma sua parcela de responsabilidade por um futuro melhor e comece o quanto antes a mudar seu dia a dia, seja no trabalho ou dentro de casa.

Se você achou este conteúdo interessante e tem vontade em se manter atualizado no que diz respeito às práticas ecologicamente corretas, aproveite para curtir a nossa página no Facebook!

Sobre o autor

WD2 Containers

Deixar comentário.