Negócios

5 coisas para lembrar na hora de alugar um container

Escrito por WD2 Containers

Já pensou em alugar um container? Isso mesmo… Aquela estrutura de metal que todo mundo já viu sendo usada para transportar cargas em navios e trens!

Os containers viraram xodó para quem busca soluções criativas e sustentáveis na hora de construir escritórios e até moradias.

Se você se interessou por essa ideia, listamos 5 dicas incríveis que vão te ajudar a fazer uma escolha acertada na hora de alugar um container para chamar de seu. Confira!

1. Defina a finalidade do seu container

Existem containers de vários modelos e tamanhos que atendem a todo tipo de necessidade. É possível encontrar escritórios climatizados, refeitórios, almoxarifado e até casas inteiras montadas com essas caixas de metal. Antes de alugar um, planeje a sua finalidade.

Basicamente, para locação e conversão em módulos habitacionais, os mais procurados são os modelos secos e os refrigerados. Entenda como funciona cada um deles:

  • Secos (ou dry): originalmente utilizados para armazenar e transportar equipamentos, ferramentas ou produtos, após passarem por adaptações, se transformam em uma alternativa viável para residência e comércio.
  • Refrigerados (ou reefer): produzidos com isolamento térmico especial, também são usados na fabricação de módulos habitacionais, bastando retirar seu equipamento de refrigeração.

Em todos os casos, se certifique que a empresa que alugará o container possui os laudos obrigatórios de higienização e descontaminação que garantem ausência de riscos físicos, químicos e biológicos.

2. Escolha o local apropriado

Um ponto importantíssimo é saber onde o container será instalado. O local deve ter pontos de energia, rede hidráulica, fossa séptica e o terreno nivelado. Além disso, é preciso ser um lugar de fácil acesso que comporta o trânsito de carretas.

3. Determine o tempo de uso do container

Se você vai alugar um container para o uso a curto ou médio prazo, opte pelos módulos pré-fabricados, que atendem muito bem às necessidades de quem vai usá-los por pouco tempo, além de serem econômicos e seguros

Se o seu plano é alugar um container a longo prazo, vale a pena investir em um módulo habitável com um projeto personalizados.

4. Personalize seu container

Você pode estar se perguntando:

— Mas é possível personalizar um container?

Claro que sim! Containers oferecem muita versatilidade e flexibilidade. Se você alugou um módulo para iniciar uma pequena empresa e em pouco tempo ela se expandiu, você tem a possibilidade de anexar mais um, empilhar outro e criar um espaço com a cara do seu negócio. É como brincar de lego!

Além disso, é possível você escolher materiais de revestimento interno para fazer o acabamento que preferir. Dá para usar gesso nos tetos, pintar ou dar textura nas paredes, instalar cerâmica e porcelanato nos pisos. Tudo vai depender da sua necessidade e criatividade.

5. Faça uma escolha sustentável

Outra questão que muitas vezes surge é:

— Containers são construções sustentáveis?

E a resposta é mais uma vez:

— Sim!

Inclusive essa é uma das grandes vantagens dos containers. Você pode até economizar optando pelo uso dos módulos. Muitos municípios brasileiros promovem incentivo fiscal às construções sustentáveis. Legal, né?!

Isso que dizer que a reutilização de materiais, como containers, por exemplo, pode te garantir descontos fiscais que variam de construção para construção. Você pode lançar mão de outras técnicas sustentáveis como captação da água da chuva e uso da energia solar para completar seu projeto.

Gostou das nossas dicas sobre como acertar na hora de alugar um container? Então assine nossa newsletter e fique ainda mais informado!

Sobre o autor

WD2 Containers

Deixar comentário.